Exposição virtual

A exposição virtual “Rio Araguaia: lugar de memórias e identidades” consiste em uma das ações do projeto homônimo. Por meio de um enfoque arqueológico e antropológico, pretendeu-se compreender e valorizar as relações do povo Iny/Karajá com o rio Araguaia, em especial daqueles que vivem nas terras indígenas inseridas no município de Aruanã, no Estado de Goiás.

Em tempos cada vez mais marcados pela violência contra os povos indígenas, bem como por um desrespeito pelos recursos do cerrado, o projeto contemplou uma metodologia de trabalho colaborativo. Ao assumir a ideia de que a academia mantém um forte compromisso com a sociedade e que o estudo do passado por meio dos vestígios arqueológicos só tem sentido se vinculado às necessidades do presente, adotaram-se práticas etnográficas e incorporaram-se pesquisadores indígenas.

A exposição que se apresenta constitui, assim, uma construção coletiva de narrativas textuais e imagéticas onde se expressam as perspectivas de diferentes especialistas. Elas versam sobre algumas das histórias e conhecimentos do povo do fundo do rio, repletos de ideias emergenciais para a sociedade não indígena. Por isso, a sua organização obedeceu a três eixos: “Territórios e Lugares”, “Saberes e Tradições” e “Artes e Museus”. É sobre esses aspectos que se desafia o espectador a refletir.

Eixo Artes e Museus e Saberes e Tradições
Objeto 3D: Remo
Eixo Saberes e Tradições
Objeto 3D: Vasilha de Cerâmica
Eixo Saberes e Tradições
Saberes e Tradições: Galeria de fotos
Eixo Território e Lugares
Território e Lugares: Galeria de fotos
Eixo Artes e Museus
Artes e Museus: Galeria de fotos
Eixo Artes e Museus
Objeto 3D: Animal em cerâmica
Eixo Artes e Museus
Identidades e Patrimônio Cultural em Bdè-Burè
Eixo Artes e Museus
Centro Cultural e Museu Comunitário Maurehi
Eixo Saberes e Tradições
Saberes e Identidades: entre potes e panelas
Eixo Território e Lugares
Objeto 3D: Canoa
Eixo Território e Lugares
Lugares, Percursos e Histórias
Eixo Território e Lugares
Memórias de Navegação